top of page

klecius
borges

 

 

meu trabalho

É com satisfação que apresento, a você, meu trabalho, como psicólogo, atuando principalmente como psicoterapeuta dedicado ao atendimento a gays, lésbicas, bissexuais e seus familiares.

As razões pelas quais, direciono meu trabalho para gays, lésbicas e bissexuais, devem-se, em primeiro lugar, à minha crença de que a orientação homoafetiva, e as diferentes identidades sexuais, têm especificidades que, embora não reduzam o indivíduo, a apenas esse aspecto da personalidade total, por si só, justificam uma abordagem com características próprias, e centrada nas questões direta ou indiretamente relacionadas a elas. Em segundo lugar, essa escolha foi também fortemente influenciada por minha experiência pessoal, e por minha participação, no exterior, em grupos que lidavam seriamente com essa temática, de uma forma dirigida e especializada.

O trabalho de aconselhamento consiste em focalizar questões, direta ou indiretamente, ligadas às orientações homoafetivas, de forma mais ampla – como, por exemplo, o desenvolvimento da identidade homossexual e de um estilo de vida diferente da maioria – ou, mais específica – como o se assumir perante a família, e os amigos, enfrentar as dificuldades nos relacionamentos familiares e afetivos, questões sexuais, ou ainda ,problemas no ambiente profissional.

Já o trabalho de psicoterapia possui um espectro mais amplo, e, embora não se limite às questões relacionadas às orientações homoafetivas, parte do pressuposto que, grande parte das dificuldades, psicológicas e emocionais, enfrentadas por homossexuais, têm como origem a homofobia, e seus objetivos, entre outros, são os de ajudar os individuos a desenvolver uma identidade homoafetiva positiva, e alcançar a integridade psíquica decorrente do processo de autoaceitação. Além disso, visa também maior autoconhecimento, e aprofundamento no entendimento das diversas questões e temas, envolvidos no desenvolvimento psíquico e emocional, de forma mais ampla.

Os grupos visam criar um ambiente seguro, e acolhedor, onde os participantes podem expressar livremente seus sentimentos, trocar experiências, e aprender, ou reaprender, formas de se relacionar, com outros indivíduos, de modo saudável, espontâneo e verdadeiro. Frequentemente, com uma história de solidão, e sentimentos de inadequação por se sentirem diferentes, por um longo período em suas vidas, homossexuais têm, no grupo, a possibilidade de se identificar, rapidamente, com outros indivíduos, com experiências semelhantes, e de rever eventuais dificuldades relacionadas à intimidade, e à troca emocional. Como resultado desse tipo de trabalho, costumam surgir ganhos significativos nos sentimentos de autoestima e autoimagem.

links
para saber mais

Estes são alguns sites que eu indico. Alguns são para conhecer mais sobre diversos assuntos relacionados ao meu trabalho. Outros são sites de pessoas que gostam do meu trabalho e de meus textos, e ajudam a divulgá-los.

 

Links nacionais

BLOG SOU BI - Um blog para quem é bissexual - Depoimentos sobre sexualidade e histórias inspiradoras

Homopater - site para pais que possuem relacionamentos homoafetivos

Blog - Homem, Homossexual e Pai

Grupo de pais de homossexuais - Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais - contato com Edith Modesto

 

Grupos de atividades sociais

Blog dos Gay Bikers de SP

Links internacionais

Parents, Families and Friends of Lesbians and Gays

American Psychological Association Guidelines for Psychotherapy with Lesbian, Gay and Bisexual Clients

Human Rights Campaign

Pink Therapy

bottom of page